Laser
Considerada o melhor método para remover pelos indesejáveis, a depilação a laser pode ser feita em várias regiões do corpo. Por exemplo, axilas, pernas, virilha, bem como na barba e região íntima.
Indicação
Qualquer pessoa saudável, maior de 18 anos e que não tenha doenças crônicas pode fazer depilação a laser. Não é recomendado para mulheres grávidas, pessoas com pelos muito claros ou brancos, diabéticos não controlados, epilépticos, indivíduos que estejam tomando medicamentos fotossensibilizantes, com vitiligo, doenças de pele ou câncer, por exemplo.
Como a depilação a laser é feita?
O procedimento é feito através de um aparelho emissor de laser, colocado exatamente sobre os pelos que serão removidos. O alvo da depilação é a melanina, responsável pela coloração do bulbo e da haste do pelo. Por isso, não causa danos nos tecidos próximos.
Quando o pulso de laser é disparado, os fótons de energia são absorvidos pela melanina. Em seguida, o calor é liberado pelo bulbo e pela haste, o que causa uma destruição térmica das estruturas do pelo. Pode causar dor tolerável, mas cremes anestésicos podem ser utilizados em pessoas sensíveis.
Recomendações pré e pós-procedimento
Tanto antes quanto depois da depilação a laser é necessário ter alguns cuidados com a pele para evitar danos. São eles:
- Beber bastante água e usar cremes nos dias anteriores para que a pele fique hidratada. Dessa forma, o laser atua melhor;
- Evitar realizar procedimentos que removam o pelo com a raiz dias antes da depilação a laser;
- O indivíduo não deve ter feridas abertas ou hematomas no local em que será feita a aplicação;
- Não tomar sol, no mínimo, um mês antes e depois de realizar o procedimento;
- Utilizar protetor solar diariamente com FPS mínimo de 30.
Após a primeira sessão é natural que a pele fique um pouco mais quente e avermelhado, no entanto essa irritação desaparece em algumas horas. Utilizar loção calmante e evitar a luz solar fazem com que a pele não fique escura ou manchada.
O procedimento elimina mais de 90% dos pelos de forma definitiva, mas são necessárias 4 a 6 sessões para removê-los totalmente. Elas podem ser realizadas com intervalos de 30 até 45 dias. Quando os pelos voltarem a crescer nesse período, o indicado é fazer uso da lâmina de barbear ou cremes depilatórios caso não seja possível esperar até o dia da nova sessão a laser.
São necessárias sessões de manutenção, já que podem restar folículos imaturos que vão se desenvolver após o tratamento.