Prótese Dentária e Coroas de Porcelana
A perda de um ou mais dentes compromete não só a aparência do paciente, mas também a mastigação, a fala e outras funcionalidades da boca. A prótese dentária é um recurso já conhecido e muito utilizado para fazer a substituição, entretanto, com a chegada da técnica 3D, se tornou ainda mais eficiente.
Como a prótese 3D é feita?
Na Clínica EVO, utiliza-se a Câmera Intraoral para scannear e avaliar a parte interna da boca do paciente, reproduzindo, fielmente, todas as estruturas da cavidade. Dessa forma, possibilita:
- Fazer implantes com maior conforto, rapidez e sucesso;
- Produzir, além das próteses, coroas, moldes das arcadas, alinhadores dentários, entre outras peças;
- Pré-visualizar e programar um tratamento.
Em seguida, cria-se um molde digital para, posteriormente, fresar (ou seja, esculpir o bloco conforme o modelo registrado) e imprimir com perfeição.
Vantagens da prótese dentária
A tecnologia permite que todo o processo seja mais confortável, indolor e sem causar incômodos. A prótese dentária feita com 3D pode ser feita em alguns minutos dentro da própria clínica. Ou seja, é rápido e o paciente pode sair com um sorriso novo após uma única sessão. Além disso, a apresentação é mais estética, pois a impressão controla a cor do material para que fique no mesmo tom dos outros dentes, e evita infecções.
Coroa de porcelana
A impressora 3D, no entanto, não é capaz de imprimir em porcelana. Isso porque o material é uma partícula 100% vidro. Portanto, ela é apenas fresada.
A coroa de porcelana é uma solução utilizada quando a coroa original do dente não foi danificada completamente ou em forma de um dente novo, quando não há perda total. Neste caso, é colocada sobre um implante (raiz artificial).
Por serem fixas, as coroas permitem maior conforto ao sorrir, falar e mastigar. Por isso, o paciente tem maior sensação de segurança, o que impacta em seu bem-estar.
Antes de colocar a coroa de porcelana, o paciente deve passar por uma avaliação com um dentista especializado em próteses. Em seguida, fazer exames solicitados como, por exemplo, radiografia e tomografia, para análise da situação óssea com mais precisão. Além disso, podem ser recomendados outros cuidados prévios, como remoção de tártaro e tratamento de cáries.
Após o procedimento, consultas de acompanhamento devem ser feitas com a frequência que o profissional indicar. Varia de acordo com a situação de cada paciente.
- Análise indolor;
- Registro passo a passo para fazer comparações futuras
- Acompanhar todo o processo por meio de um monitor;
- Maior precisão e qualidade na observação da estrutura dos dentes.